segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NO LAZER TAMBÉM SE APRENDE




Estas são algumas fotos de nossa viagem de estudo a Vitória e Vila Velha. As fotos são do Museu da Garoto, seguida do Convento da Penha. A Fábrica de Chocolates Garoto não permite fotos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012


FIZ E DEU CERTO            

OLÁ GALERA ESTOU POSTANDO UMA EXPERIÊNCIA QUE VIVO PELO MENOS UMA VEZ POR ANO COM OS MEUS ALUNOS DA 7ª SÉRIE OU 8º ANO.

 

TEMA DA AULA: VISITA DE ESTUDOS A VITÓRIA E VILA VELHA

TÍTULO: NO LAZER TAMBÉM SE APRENDE

NÚMERO DE ALUNOS: 40
 
TRAJETO: JERÔNIMO MONTEIRO-VILA VELHA E VITÓRIA-ES

2. JUSTIFICATIVA

Na luta por uma escola de qualidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “André Altoé”, localizada no município de Jerônimo Monteiro, busca em seu cotidiano uma educação comprometida com a formação de um cidadão participativo, no qual não somente vive no mundo, mas entende-o e busca fazê-lo melhor.

Entendidos desta função, os professores desta escola desenvolveram uma viagem de estudos a Vitória e Vila Velha, região de mais antiga colonização do Estado, atualmente mais industrializada e portadora de escolas especializadas no campo da ciência. O intuito dessa viagem é de mostrar aos alunos a aplicabilidade dos conteúdos ministrados em sala de aula, tornando ensino mais real, como falam os grandes pensadores da educação Paulo Freire, Piaget e Vigotsky.

Diante do exposto, a viagem a Vitória e a Vila Velha, se evidencia como um dos recursos didáticos utilizados pelos professores para ampliar o conhecimento dos alunos em relação aos conteúdos discutidos. Esta viagem se configurou em uma tradição da escola e se firmou como aula mais lembrada pelos alunos.

 

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

* Realizar viagem de estudo à Vitória e Vila Velha para vivenciar a aplicabilidade dos conhecimentos e o desenvolvimento do educando como cidadãos atuantes em sua sociedade.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Conhecer as exposições na Escola de Ciência e Física seus experimentos práticos nesta área;

* Valorizar o Convento da Penha como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado;

* Visitar a fábrica de Chocolates Garoto, vendo a utilização da máquina, a divisão do trabalho e a conseqüência disso para o patrão e o trabalhador;

* Identificar no Museu da Fábrica de Chocolates Garoto a ligação da história desta fábrica com a história do Brasil e do Mundo;

* Entrar em contato com um dos símbolos da sociedade capitalista, o Shopping Center, discutindo seus pontos positivos e negativos;

* Visualizar explicações de astronomia através de um planetário

 

4. CONTEÚDO

- Revolução Industrial

- Patrimônio Cultural

-Luz, Som

-Instrumentos ópticos

-Eletrostática

-Eletrodinâmica

-Magnetismo

-Sociedade Capitalista

- Noções básicas de Astronomia

 

5.CRONOGRAMA

HORAS
ATIVIDADES
4:00
Saída da Praça do Banestes
8:00
Fábrica de Chocolates Garoto
9:00
Museu da Garoto
10:30
Convento da Penha
12:00
Almoço
14:00
Planetário da UFES
15:30
Escola de Ciências e Física
17:30
Shopping Vitória
19:00
Saída de Vitória
23:00
Chegada

 

6. AVALIAÇÃO
 

A avaliação será feita durante o processo de visita, diálogo na sala e mediante relatório da viagem.
 
DEPOIS MANDO AS FOTOS DA VIAGEM. BJS

 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Estudar HISTÓRIA é...

-A HISTÓRIA tem a tarefa de unir um povo, pois enquanto nação compartilhamos da mesma história.

-Estudar HISTÓRIA é adquirir consciência do mundo. Consciência do que fomos para entender e transformar o que somos.

-LIBERTAÇÃO do tempo presente e da imobilidade diante dos acontecimentos. Tudo muda, se transforma. A liberdade e igualdade dos indivíduos foram conquistas importantes, fruto de uma luta constante dos homens no passado e no presente.

-Mostrar as grandes conquistas humanas e a necessidade de novas conquistas.

Afinal,

“Que meu aluno esteja destinado às armas, ao clero ou ao fórum, pouco me importa. VIVER é a profissão que lhe quero ensinar. Saindo de minhas mãos, estou certo de que não será, estou de acordo, magistrado, soldado ou padre; será HOMEM, primeiramente: tudo o que um homem deve ser ele saberá sê-lo, no momento oportuno.” ROUSSEAU

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA?


SOU PROFESSORA DE HISTÓRIA HÁ 15 ANOS E EM TODO ESTE TEMPO EU OUÇO SEMPRE ESTA PERGUNTA. TRABALHO TODOS OS DIAS COM O OBJETIVO DE MOSTRAR AOS MEUS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA. A HISTÓRIA É UMA CIÊNCIA QUE BUSCA A COMPREENSÃO DO MUNDO NO QUAL VIVEMOS. MAS PARA CONHECERMOS MELHOR NOSSA REALIDADE É NECESSÁRIO QUE FAÇAMOS UMA VOLTA AO PASSADO. VOU DAR UM EXEMPLO BÁSICO: POR QUE FALAMOS A LÍNGUA PORTUGUESA? SÓ RESPONDEREMOS ESTA QUESTÃO SE VOLTARMOS AO PASSADO.
A HISTÓRIA NOS PERMITE ENXERGAR O MUNDO ATUAL COM MAIS CLAREZA.
FAÇA ESTA EXPERIÊNCIA. ESTUDE HISTÓRIA E DESCUBRA MAIS UM POUCO DE SI E DO MUNDO.

APRENDENDO COM HISTÓRIAS


Você conhece este homem?Já ouviu falar em sua história de vida? Se sua resposta foi não, acredite, nós podemos aprender muito com Mahatma Gandhi
Nascido em 2 de Outubro de 1869, Mohandas Karamchand Gandhi, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país. 
Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época. Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia. Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.
 Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924. 
Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal. O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda classe. Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha resultado da viagem. Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão. 
Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia. 
Em 1947, é proclamada a independência da Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos dentro do país atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus. 
Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA. Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.
Gostou desta experiência de vida? Faça uma reflexão e veja como você em seu dia-a-dia tem buscado resolver os seus problemas? Seja qual for sua resposta, procure sempre a não-violência como Gandhi.

Fonte:http://pt.shvoong.com/books/biography/747776-biografia-resumida-mahatma-gandhi/#ixzz28FhTdkmj

FRASE DO MÊS

"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova". 
                                                                         Mahatma Gandhi