sexta-feira, 5 de outubro de 2012

APRENDENDO COM HISTÓRIAS


Você conhece este homem?Já ouviu falar em sua história de vida? Se sua resposta foi não, acredite, nós podemos aprender muito com Mahatma Gandhi
Nascido em 2 de Outubro de 1869, Mohandas Karamchand Gandhi, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país. 
Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época. Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia. Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.
 Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924. 
Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal. O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda classe. Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha resultado da viagem. Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão. 
Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia. 
Em 1947, é proclamada a independência da Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos dentro do país atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus. 
Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA. Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.
Gostou desta experiência de vida? Faça uma reflexão e veja como você em seu dia-a-dia tem buscado resolver os seus problemas? Seja qual for sua resposta, procure sempre a não-violência como Gandhi.

Fonte:http://pt.shvoong.com/books/biography/747776-biografia-resumida-mahatma-gandhi/#ixzz28FhTdkmj

4 comentários:

  1. Parabéns! Pela ousadia em querer apresentar as pessoas as coisas dão certo na vida, a partir do momento em que temos força de vontade e coragem de assumir quando gostamos de fazer algo tudo acontece de bom e extraordinário.
    Abraços,
    Renata Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Como essa professora é dedicada em tudo que faz. Parabéns pela oportunidade de ver esse trabalho de pertinho.
    O mundo precisa de professores e pessoas que tenham vontade de assumir um projeto com amor, igual você faz!!!!!
    Curto muito o seu trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gandhi não teve só influência entre as comunidades hindu e muçulmana da Índia, mas do mundo todo pelo seu jeito de pensar passivista . Costuma-se dizer que ele terminava rixas comunais apenas com sua presença. Ele provou que quando acreditamos tudo pode acontecer. E como Gandhi você conseguiu com muito esforço e determinação fazer suas ideias darem certo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir