FIZ E DEU CERTO
OLÁ GALERA ESTOU POSTANDO UMA
EXPERIÊNCIA QUE VIVO PELO MENOS UMA VEZ POR ANO COM OS MEUS ALUNOS DA 7ª SÉRIE
OU 8º ANO.
TEMA DA AULA: VISITA DE ESTUDOS A VITÓRIA E VILA VELHA
TÍTULO: NO LAZER
TAMBÉM SE APRENDE
NÚMERO DE ALUNOS: 40
2.
JUSTIFICATIVA
Na luta por uma escola de
qualidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “André Altoé”, localizada
no município de Jerônimo Monteiro, busca em seu cotidiano uma educação
comprometida com a formação de um cidadão participativo, no qual não somente
vive no mundo, mas entende-o e busca fazê-lo melhor.
Entendidos desta função, os
professores desta escola desenvolveram uma viagem de estudos a Vitória e Vila
Velha, região de mais antiga colonização do Estado, atualmente mais
industrializada e portadora de escolas especializadas no campo da ciência. O
intuito dessa viagem é de mostrar aos alunos a aplicabilidade dos conteúdos
ministrados em sala de aula, tornando ensino mais real, como falam os grandes
pensadores da educação Paulo Freire, Piaget e Vigotsky.
Diante do exposto, a viagem
a Vitória e a Vila Velha, se evidencia como um dos recursos didáticos
utilizados pelos professores para ampliar o conhecimento dos alunos em relação
aos conteúdos discutidos. Esta viagem se configurou em uma tradição da escola e
se firmou como aula mais lembrada pelos alunos.
3.
OBJETIVOS
3.1.
OBJETIVO GERAL
* Realizar viagem de estudo
à Vitória e Vila Velha para vivenciar a aplicabilidade dos conhecimentos e o
desenvolvimento do educando como cidadãos atuantes em sua sociedade.
3.2.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Conhecer as exposições na
Escola de Ciência e Física seus experimentos práticos nesta área;
* Valorizar o Convento da
Penha como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado;
* Visitar a fábrica de
Chocolates Garoto, vendo a utilização da máquina, a divisão do trabalho e a
conseqüência disso para o patrão e o trabalhador;
* Identificar no Museu da
Fábrica de Chocolates Garoto a ligação da história desta fábrica com a história
do Brasil e do Mundo;
* Entrar em contato com um
dos símbolos da sociedade capitalista, o Shopping Center, discutindo seus
pontos positivos e negativos;
* Visualizar explicações de
astronomia através de um planetário
4.
CONTEÚDO
- Revolução Industrial
- Patrimônio Cultural
-Luz, Som
-Instrumentos ópticos
-Eletrostática
-Eletrodinâmica
-Magnetismo
-Sociedade Capitalista
- Noções básicas de
Astronomia
5.CRONOGRAMA
|
HORAS
|
ATIVIDADES
|
|
4:00
|
Saída da Praça do Banestes
|
|
8:00
|
Fábrica de Chocolates
Garoto
|
|
9:00
|
Museu da Garoto
|
|
10:30
|
Convento da Penha
|
|
12:00
|
Almoço
|
|
14:00
|
Planetário da UFES
|
|
15:30
|
Escola de Ciências e
Física
|
|
17:30
|
Shopping Vitória
|
|
19:00
|
Saída de Vitória
|
|
23:00
|
Chegada
|
6.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita
durante o processo de visita, diálogo na sala e mediante relatório da viagem.
DEPOIS MANDO AS FOTOS DA VIAGEM. BJS

Nenhum comentário:
Postar um comentário