terça-feira, 23 de outubro de 2012


FIZ E DEU CERTO            

OLÁ GALERA ESTOU POSTANDO UMA EXPERIÊNCIA QUE VIVO PELO MENOS UMA VEZ POR ANO COM OS MEUS ALUNOS DA 7ª SÉRIE OU 8º ANO.

 

TEMA DA AULA: VISITA DE ESTUDOS A VITÓRIA E VILA VELHA

TÍTULO: NO LAZER TAMBÉM SE APRENDE

NÚMERO DE ALUNOS: 40
 
TRAJETO: JERÔNIMO MONTEIRO-VILA VELHA E VITÓRIA-ES

2. JUSTIFICATIVA

Na luta por uma escola de qualidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “André Altoé”, localizada no município de Jerônimo Monteiro, busca em seu cotidiano uma educação comprometida com a formação de um cidadão participativo, no qual não somente vive no mundo, mas entende-o e busca fazê-lo melhor.

Entendidos desta função, os professores desta escola desenvolveram uma viagem de estudos a Vitória e Vila Velha, região de mais antiga colonização do Estado, atualmente mais industrializada e portadora de escolas especializadas no campo da ciência. O intuito dessa viagem é de mostrar aos alunos a aplicabilidade dos conteúdos ministrados em sala de aula, tornando ensino mais real, como falam os grandes pensadores da educação Paulo Freire, Piaget e Vigotsky.

Diante do exposto, a viagem a Vitória e a Vila Velha, se evidencia como um dos recursos didáticos utilizados pelos professores para ampliar o conhecimento dos alunos em relação aos conteúdos discutidos. Esta viagem se configurou em uma tradição da escola e se firmou como aula mais lembrada pelos alunos.

 

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

* Realizar viagem de estudo à Vitória e Vila Velha para vivenciar a aplicabilidade dos conhecimentos e o desenvolvimento do educando como cidadãos atuantes em sua sociedade.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Conhecer as exposições na Escola de Ciência e Física seus experimentos práticos nesta área;

* Valorizar o Convento da Penha como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado;

* Visitar a fábrica de Chocolates Garoto, vendo a utilização da máquina, a divisão do trabalho e a conseqüência disso para o patrão e o trabalhador;

* Identificar no Museu da Fábrica de Chocolates Garoto a ligação da história desta fábrica com a história do Brasil e do Mundo;

* Entrar em contato com um dos símbolos da sociedade capitalista, o Shopping Center, discutindo seus pontos positivos e negativos;

* Visualizar explicações de astronomia através de um planetário

 

4. CONTEÚDO

- Revolução Industrial

- Patrimônio Cultural

-Luz, Som

-Instrumentos ópticos

-Eletrostática

-Eletrodinâmica

-Magnetismo

-Sociedade Capitalista

- Noções básicas de Astronomia

 

5.CRONOGRAMA

HORAS
ATIVIDADES
4:00
Saída da Praça do Banestes
8:00
Fábrica de Chocolates Garoto
9:00
Museu da Garoto
10:30
Convento da Penha
12:00
Almoço
14:00
Planetário da UFES
15:30
Escola de Ciências e Física
17:30
Shopping Vitória
19:00
Saída de Vitória
23:00
Chegada

 

6. AVALIAÇÃO
 

A avaliação será feita durante o processo de visita, diálogo na sala e mediante relatório da viagem.
 
DEPOIS MANDO AS FOTOS DA VIAGEM. BJS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário